Episódio 12: O Técnico Solar Boat

Em 2017, um grupo de alunos de Técnico passava uma noite sem dormir no Mónaco, a tentar terminar de montar aquele que seria o primeiro protótipo do projeto Técnico Solar Boat, batizado de São Rafael 01 (SR01). O barco fora acabado de pintar na véspera da partida e aproveitou-se a viagem Lisboa-Mónaco para que o mesmo secasse. “A uma semana do Mónaco, o barco ainda não estava feito, havia umas peças feitas a carbono mas não estava montado, não estava pintado, nem lá perto. Mas nós íamos ao Mónaco – já tínhamos a viagem toda marcada, o campismo agendado…”, explica Dinis Rodrigues, antigo aluno do Técnico e antigo líder de equipa do projeto. Descrição do cenário dessa noite: “Bateria a explodir, curtos-circuitos a acontecer, pessoal a cortar-se e a ir ao hospital, sem saber onde podíamos jantar, onde ir ao supermercado… a fazermos uma barulheira descomunal durante a noite”. Resultado: “Acabámos o barco eram 10h30 da manhã (às 10h começava a primeira prova). A competição começou sem nós, mas metemos o barco à água, abrimos uma garrafa de champanhe e demos todos um mergulho na água. Só depois é que nos lembrámos: ‘pessoal, a competição já começou, temos que ir para lá’. Já nem queríamos saber. O barco já estava pronto, fizemos uma festa ali”, recorda.

Participar no Monaco Solar & Energy Boat Challenge em julho desse ano havia sido o objetivo estabelecido quando o projeto nasceu em 2016. “O barco ainda não existia e já sabíamos que íamos a essa competição. Foi sempre o prazo que estipulámos”, conta Dinis Rodrigues.

O SR01, assim chamado em homenagem às viagens de Vasco da Gama, tornava-se dessa forma a grande estrela do projeto Técnico Solar Boat, um projeto de engenharia, completamente open source, que pretende promover as energias renováveis, a sustentabilidade e a mobilidade elétrica. Este projeto universitário é constituído por dezenas de estudantes de engenharia do Instituto Superior Técnico, que trabalham em conjunto no desenvolvimento de barcos movidos a energia solar. Depois da odisseia de estreia, nasceram já mais dois protótipos – O SR02, em 2019 e o SR03, já em 2021. Paralelamente, está também a ser construída uma nova embarcação de competição movida a hidrogénio.

Já em 2019, o Técnico Solar Boat regressou ao Mónaco com o SR02, onde conseguiu os seus melhores resultados até ao momento: segundo lugar na classe a que concorriam e um primeiro lugar na prova de endurance, com 52 voltas (7 voltas de avanço para a segunda classificada). “No segundo protótipo, o objetivo foi tornar o barco mais eficiente, atingir velocidades superiores”, conta João Novo, líder de equipa do Técnico Solar Boat desde 2020. Recentemente, a equipa conseguiu incorporar hidrófilos (hydrofoil) na estrutura do barco – parecidas com asas de avião instaladas por baixo do barco, que fazem o casco levitar e sobrevoar a água de forma a ser mais eficiente. “É algo incrível de ver, é o futuro. Desde o primeiro protótipo que se tencionava fazer isso”, explica.

Para além disso, há o sonho cada vez mais próximo da realidade de que o barco seja 100% feito no Técnico. “Estamos a caminhar a passos largos para lá”, defende. Há, por exemplo, dois alunos a desenvolverem teses em áreas nas quais o projeto ainda não é autónomo, como os controladores de motores e em maximum power point trackers, para a cada instante retirar o máximo de potência dos painéis solares.

Perante a ausência de competição, o projeto tem aproveitado para colocar os seus barcos a “voar” sobre as águas portuguesas. Em 2020, o evento Odisseia fez o barco percorrer as águas do Douro, Lisboa, Sesimbra e Lagos. Em 2021, foi a vez da Madeira receber o novíssimo SR03. A equipa do projeto aguarda a possibilidade de poder voltar às competições no Mónaco, para escrever novos episódios na caderneta de histórias do Técnico Solar Boat. Como aquela em 2018, quando o SR01 alcançou o 5.º lugar na competição de endurance, mesmo tendo entrado com 30 minutos de atraso, numa estreia absoluta de rodagem do motor em água.

Ouvir também em: Spotify | Apple Podcasts | Achor.fm