Episódio 67 – O projeto SUBA

Estamos numa garagem do campus do Técnico no Taguspark, em Oeiras, no início do século XXI. Miniaturas de um carro Subaru Impreza, programadas por estudantes do Técnico, circulam numa pista à escala e com um traçado semelhante ao do autódromo do Estoril. Estão a disputar o Troféu SUBA, o culminar de um projeto interdisciplinar com o mesmo nome, transversal a vários cursos do Técnico. O objetivo da competição passava por dar um certo número de voltas no menor tempo possível, mas havia estudantes que faziam de tudo, como colocar o carro a ligar luzes, a tocar música, e não estavam livres de alguns despistes pelo meio.
Já o projeto pedagógico SUBA explorou o entusiasmo que o rally provocava nas gerações mais novas, no período áureo do piloto Colin McRae que deu nas vistas (e conquistou o Rally de Portugal de 1998) ao volante de um Subaru, para imprimir uma filosofia aos cursos do Técnico que seriam lecionados no novo campus do Taguspark (em Oeiras), inaugurado em novembro de 2000.

Moisés Piedade, professor aposentado do Instituto Superior Técnico e na altura coordenador do curso de Engenharia Eletrónica, explica o que esteve na sua génese: “criar um projeto que pudesse ir evoluindo e acompanhando as várias disciplinas ao longo do curso”. O objetivo inicial era que os estudantes pudessem estudar os sistemas elétricos e eletrónicos do carro, mas o alcance alastrou-se a grande velocidade. O SUBA “nasceu” na disciplina de desenho da Eletrónica e permitiu a criação de uma caixa de velocidades eletrónica com circuitos lógicos para a miniatura do carro que, entretanto, deixara de ser telecomandado, para que os alunos cumprissem determinados objetivos como dar ao bólide instruções de aceleração, travagem e mudança de direção. Por outras palavras, que o pudessem conduzir através de programação, testando-o em pistas criadas no chão dos laboratórios e na mencionada garagem.
“A ideia era que os alunos percebessem que o ensino de engenharia não é uma corrida de barreiras em que cada um segue a sua pista. As várias disciplinas estão interligadas”, complementa Rui Rocha, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico, no campus Taguspark, onde lançou uma nova licenciatura em redes (na altura Engenharia de Redes de Comunicação e Informação). “Surgiu um conjunto de ideias novas, nomeadamente laboratórios conjuntos que envolviam projetos comuns a mais do que uma disciplina. E surgiu este projeto SUBA, que se podia empregar o mesmo modelo para uma disciplina de sistemas digitais ou, por exemplo, para um laboratório do Física”, recorda.

A ideia de Moisés Piedade tinha, nas palavras de Rui Rocha, essa capacidade de “deixar os métodos tradicionais e trazer os alunos para a aplicação de fazer engenharia”. Mas até se tornar real, necessitou de alguns acertos menos teóricos: “Comprei um carrinho destes, um modelo com 40cm de comprimento, para o adaptar e depois produzir uma série deles. Era um carro telecomandado, tinha um comando remoto por rádio, mas eu ignorei essas partes e fiz uma interface para ter acesso a todos os componentes elétricos do carro. O carro era alimentado a pilhas, e com isso previ logo poder utilizá-lo em várias disciplinas. Fiz uma interface que era montada no carro, tirando a carroçaria de plástico havia uma plataforma onde se podia pôr circuitos e sistemas desenvolvidos pelos alunos”, descreve Moisés Piedade. E agora sim, estava tudo pronto para um projeto que durou cerca de 8 anos e “deu vida” a dezenas de miniaturas do carro, dez deles ainda operacionais em 2022.
O SUBA inspirou ainda outros projetos pedagógicos, como o “Subódromo”, que consistia em testes de física numa pequena reta de dois metros em descida, e o “SUBAH”, uma tese de mestrado com um carro semelhante mas movido a hidrogénio.
A garagem, 20 anos depois, ainda preserva o traçado do Autódromo do Estoril, já foi palco de todo o tipo de experiências como uma diversidade de pequenos veículos e robots. É que afinal de contas o termo SUBA parece derivar de Subaru, mas os professores do Técnico gostam de sublinhar que é um acrónimo que sintetiza os objetivos do projeto: Seja Um Bom Aluno – SUBA.